domingo, 6 de dezembro de 2009

ONG de Aquidauana retoma atividades - William Franco

Fonte: FM PAN


Após um longo período sem atividades em Aquidauana, a Organização Não-Governamental “AFS Intercultura Brasil” está de vento em poupa para promover novas ações em 2010.

Sob a presidência da professora Cândida Cunha, a ONG tem por finalidade promover intercâmbios culturais entre os povos, oferecendo aos participantes a oportunidade de imersão em outras culturas, crescimento pessoal, possibilidades no campo social e profissional, assim como, aprendizado de outras línguas e costumes, Sobre tudo entre os jovens que desejam estudar ou trabalhar voluntariamente no exterior.

Em Mato Grosso do Sul há 7 cidades com comitês formados pela AFS. Além de Aquidauana, há comitês em Dourados, Campo Grande, Nioaque, Glória de Dourados, Nova Andradina e Ponta Porã.

Segundo Jaqueline Arimura, conselheira da AFS e responsável pelo recrutamento de famílias, o comitê em Aquidauana conta atualmente com 12 voluntários participando ativamente dos trabalhos da ONG. “Já conseguimos famílias hospedeiras, escolas e receberemos, já no ano que vem, duas intercambistas da Tailândia”, revela.

No caso das famílias hospedeiras, Jaqueline cita que a responsabilidade é com a alimentação e a hospedagem dos intercambistas. “E eles tem que se enquadrar no perfil da família”, acrescenta. A conselheira diz ainda que é de responsabilidade do comitê os cuidados médicos, quando em caso de urgência, e que no caso dos gastos pessoais, são custeados pela família do intercambista.

No tempo em que esteve em atividade no município, de 1999 a 2005, a AFS chegou a receber mais de 20 intercambistas de diversos países do mundo. A meta é fazer com que comitê cresça em Aquidauana e promova vários intercâmbios para 2010.

Já aqueles que desejarem fazer intercâmbio cultural e sair de Aquidauana, há disponibilidade para diversos países do mundo como Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Alemanha, Japão, Tailândia, Nova Zelândia, entre outros. Para mais informações, entre em contato com a presidente do comitê de Aquidauana Cândida Cunha pelo telefone: 9213-6537 ou Jaqueline Arimura 9955-6181 ou 3241-7225.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Vereador Tião Sereia contesta ex-prefeito Felipe Orro

Fonte: FM PAN

William Franco






Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Aquidauana realizada na ultima terça feira, o vereador Sebastião de Souza Alves (Tião Sereia) policial militar da reserva e líder comunitário do bairro São Francisco questionou panfleto distribuído no bairro pelo ex-prefeito de Aquidauana Felipe Orro.


‘Tião Sereia’ disse que tendo em vista manchetes de jornais e a distribuição de panfletos no bairro São Francisco optou em utilizar a tribuna do Poder Legislativo para narrar a verdade dos fatos, contestando declarações do ex-prefeito Felipe Orro (PDT) em relação ao documento assinado, depois de denuncia publicada no Jornal Noticias do Estado.

Segundo narrou o vereador do PP; em 2007 apresentou na Câmara de Aquidauana indicações para construção de duas unidades de saúde, sendo uma no bairro São Francisco e outra na Vila São Pedro.


Em 2008, o Governo Federal liberou recursos para a execução do projeto de construção da Unidade de Saúde (PSF) da Vila São Francisco, porém num total desrespeito a população do bairro, Felipe Orro que já tinha assinado o documento com um erro R$ 0,90 (Noventa Centavos) deixou de executar a obra no local e iniciou a construção em outro bairro. A Unidade de Saúde (PSF) foi construída na Vila São Pedro, concluída e ativada na gestão do atual prefeito Fauzi Suleiman.

Moka viabilizou recursos para as unidades de saúde

Segundo o vereador Tião Sereia o deputado federal Valdemir Moka foi quem viabilizou junto ao Governo Federal o recurso para a execução da obra na gestão do ex-prefeito. “Felipe Orro omitiu da população este fato”, disse.
Felipe Orro não narrou a verdade dos fatos no panfleto distribuído, esqueceu de dizer que ao tomar a decisão de mudar o local sem comunicar ao Ministério da Saúde trouxe inúmeros prejuízos à comunidade e principalmente ao setor da saúde que teve recursos bloqueados e ainda cometeu improbidade administrativa.

“Uma equipe do Ministério da Saúde esteve no bairro este ano para fiscalizar a execução do projeto e não localizou a Unidade de Saúde que deveria ter sido construída ao lado da sede da Associação de Moradores o que gerou o bloqueio de recursos da saúde”, disse o edil.

Para garantir os recursos o prefeito de Aquidauana Fauzi Suleiman acionou a justiça e o recurso para o 2º PSF foi liberado, porém se fazia necessário a assinatura do ex-prefeito na justificativa da mudança de local e em outros documentos. “Foi uma luta contra o tempo, pois o ex-prefeito Felipe Orro ficou 40 dias com a documentação e não assinou”, disse Tião Sereia.
Este fato trouxe inúmeros prejuízos a população de Aquidauana no que diz respeito a investimentos no setor da saúde, segundo informações do vereador Tião Sereia; e se o ex-prefeito Felipe Orro não assinasse a documentação quem iria pagar a conta seria o povo mais humilde que habita a periferia da cidade e necessita de atendimento médico de qualidade.

“Por isso estávamos atrás do ex-prefeito Felipe Orro que sob pressão da imprensa e nossa, resolveu assinar a documentação”. Ao assinar a documentação Felipe Orro corrigiu um erro de sua gestão e o fêz por pressão da comunidade e pelo apoio da imprensa.


Tião Sereia disse ainda o ex-prefeito Felipe Orro poderia ter explicado no panfleto e no texto publicado na imprensa que Aquidauana perdeu R$ 326.000,00 - (Trezentos e vinte e seis mil reais) oriundo de uma emenda do deputado federal Antonio Cruz que seria aplicado na pavimentação do acesso da Vila São Pedro até o São Francisco e também de algumas vias do bairro. “Felizmente para a nossa comunidade, o prefeito Fauzi Suleiman também recuperou este recurso através de uma ação na justiça e em 2010 a obra deverá ser executada”.

No panfleto o ex-prefeito Felipe Orro disse que o vereador Tião Sereia estava satisfeito com sua atuação, o que não é verdade. “Não concordo com a sua atitude e não aceito que minha comunidade seja prejudicada. Ele mentiu para o povo, tinha sim de pedir desculpas para os moradores do bairro”.

Depois da pressão da imprensa e de alguns contatos, o ex-prefeito Felipe Orro disse que iria assinar o documento na Câmara de Aquidauana e queria contar com a presença dos vereadores e da imprensa. Ao chegar à Câmara e não encontrar os vereadores que cumpriam agenda externa Felipe Orro se recusou a assinar a documentação. “Agora só assino se for na minha rádio. Vamos pra lá, disse Felipe Orro. E eu nem sabia que a FM Pantanal era dele”, frisou o vereador Tião Sereia.

Em aparte ao vereador Tião Sereia, o vereador Correa Filho, indignado com os fatos disse que o ex-prefeito Felipe Orro não construiu a unidade de saúde na Vila São Francisco para prejudicar o vereador Tião Sereia que havia reivindicado a obra. “Mas agora com o apoio do prefeito Fauzi, o nobre colega venceu a luta e o sonho da construção de uma unidade de saúde no São Francisco será concretizado em 2010, queira ou não queira o ex-prefeito Felipe Orro”, disse Correa Filho.

O vereador Cipriano Mendes disse que esteve na Câmara e recebeu a informação de que o ex-prefeito Felipe Orro tinha se dirigido para a sede da sua emissora de rádio, anexo ao escritório do ex-vice prefeito José Henrique Trindade. “Ate agora estava na minha cabeça que a FM Pantanal era uma rádio comunitária e não de propriedade do ex-prefeito Felipe Orro. Acho que o ex-prefeito está muito mal assessorado. Não precisava de holofote para corrigir um erro de sua administração”.

Tião Sereia finalizou dizendo que a construção do PSF na Vila São Pedro e a inauguração na gestão do prefeito Fauzi Suleiman trouxe benefícios para uma comunidade que ficou abandonada durante os últimos 8 anos. “Esta obra foi uma luta minha e em breve vamos comemorar a construção do PSF da Vila São Francisco. Felipe Orro só consertou um erro que trouxe grandes prejuízos para a minha comunidade” finalizou. A assinatura do documento só ocorreu na sala da diretoria da FM Pantanal após uma entrevista do ex-prefeito Felipe Orro. O documento foi assinado na presença do vereador Tião Sereia e do Gerente de Planejamento do Governo Municipal Vanderley Camposano.