segunda-feira, 12 de julho de 2010

Prefeito Fauzi recebe visita de Edson Paim

 (Do site da Prefeitura Municipal de Aquidauana)
12.07.2010 - 09:50
Prefeito Fauzi recebe visita de Edson Paim
Prefeito Fauzi e Edson Pain
O prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB) recebeu na última quarta-feira (07) a visita do coronel da reserva do exército, médico e odontólogo Edson Nogueira Paim.

Com uma rica história política e pessoal, Edson Paim acumula em seu currículo experiências das mais diversificadas. Nos anos de 1948 e 49, no então 9º GACAV/75 em Aquidauana, iniciou sua carreira militar, passando de soldado a cabo em rápida ascensão. “Fui cabo apenas com a escolaridade primária. Só depois, em 1950, já em Campo Grande, fiz o curso do antigo madureza e passei a 2º sargento. Em 1951, no Rio de Janeiro, fiz o curso de técnico em contabilidade que conclui em 1953. Depois entre 1954 a 1956 fiz a Faculdade de Odontologia Fluminense, quando fui colega do Odilon Penteado e do Hélio Codorniz”, conta ele.

Depois disso, Edson Paim chegou à função de 1º tenente dentista no 9º BEComb de Aquidauana. Em 1963 foi promovido a capitão dentista. Nesse período já estava predestinado à militância na política, quando ocupou o cargo de vice-presidente do PTB de Aquidauana. Foi candidato a deputado estadual levantando a bandeira da criação do Município de Anastácio. “Como não fui eleito, passei essa missão para o deputado eleito Carlos Medeiros”, lembra ele.

Paim foi preso durante o golpe militar de 1964, ficando preso por 66 dias e, em 1966, fui absolvido pela Auditoria da 9ª Região Militar de Campo Grande. Entrou com pedido de reparação na Comissão de Anistia e teve seu pedido deferido. “A partir dessa sentença, minha história política está resgatada. Recebi o perdão do Estado Brasileiro pelas injustiças cometidas durante o período da ditadura militar e ainda terei ressarcidos os honorários que me foram subtraídos”, disse ele sem demonstrar, entretanto, qualquer vestígio de mágoas desse período.

Chegou à formação acadêmica do curso de medicina do Rio de Janeiro e entre os anos de 1967/72, fez residência médica mo hospital Souza Aguiar como médico clínico e geriátrico. Depois fez doutorado na UFF – Universidade Federal Fluminense e aprovado como professor adjunto na mesma.


Fonte: Agecom/Carlos Cabral

domingo, 11 de julho de 2010

Proerd forma 660 alunos de escolas estaduais de Campo Grande (PASTORA SIMONE PAIM 1236)

Mais de 660 estudantes do ensino fundamental de 15 escolas estaduais da Capital se formaram na segunda-feira (5) pelo Programa Educacional de Prevenção às Drogas e à Violência (Proerd). O evento aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo e teve a participação do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. “O Proerd é um programa que tem uma ação preventiva importante nas escolas, levando a doutrina da Polícia Militar para junto dos alunos, fazendo essa aproximação”, reforça o secretário Jacini.
“O que nós queremos é que estes alunos se lembrem da principal mensagem do Proerd, que é dizer não às drogas e à violência”, afirma o secretário. Para o comandante-geral da PM no Estado, coronel Carlos Alberto David dos Santos, o Proerd cumpre o trabalho de unir educação e segurança através da prevenção. “O programa leva noções aos alunos sobre como prevenir o uso de drogas e isso é extremamente positivo”, lembra.
De acordo com o coordenador Estadual do Proerd, coronel Oscar Rodrigues, neste semestre houve ainda mais adesão de escolas do Estado ao programa e o conteúdo também recebeu complementos que integram a realidade do estudante. “Foi um semestre onde conseguimos aumentar o número de escolas estaduais em todo Mato Grosso do Sul e inserimos um novo tema nas lições, que foi a prática do bullying”, salienta o coronel Oscar.
Para o coordenador estadual do programa, o papel dos instrutores PMs nas salas de aula pode ir além da prevenção às drogas e à violência, previne também a prática de atividades negativas na comunidade e no ambiente escolar. “As crianças absorvem bem as informações e se mostram bastante receptivas com o conteúdo”, diz.
Ainda conforme o coronel Oscar Rodrigues, somente neste semestre o Proerd forma 6 mil alunos de escolas públicas do Estado e dos municípios e algumas particulares. Desde 1997, quando o programa foi criado em Mato Grosso do Sul, já foram formados aproximadamente 140 mil estudantes.
“O Proerd é um programa valiosíssimo na área educacional, trabalha com a prevenção, vemos o prazer das crianças em participar e os pais também demonstram interesse em estar presentes”, afirma a coordenadora de Políticas para a Adversidade, da Secretaria de Estado de Educação (SED), Márcia Fabiana da Silva. “A cada ano aumentamos esta parceria com a PM, que é sempre bem-vinda e fantástica”, completa.



Agência Multimídia Assessoria de Comunicação e Marketing.

sábado, 10 de julho de 2010

A Arte Nordestina de Ironilde Frazão no Ensino Médio Inovador de Anastácio

“Não é possível estar dentro da civilização e fora da arte”. (Ruy Barbosa).



A nova experiência educacional vivida pela Escola Estadual Roberto Scaff [no município de Anastácio - MS] através do Programa “Ensino Médio Inovador”, pode tornar-se modelo no nosso País. O projeto – orientado pelo Ministério da Educação para incentivar as escolas estaduais brasileiras a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio, com período integral – está se adequando bem a esse educandário anastaciano, que é tradicional na cidade e possui experientes professores em todas as áreas.

Mas é na disciplina de artes que as oficinas chamam a atenção pela dinâmica dos alunos da professora especialista Ironilde Gomes da Silva Frazão, que também é artista plástica com reconhecido e diversificado trabalho dentro e fora da escola. Para o Ensino Inovador, a professora Ironilde está, além de enfatizando a pintura e o teatro (que se unem à dança e aos demais conteúdos trabalhados de forma interdisciplinar), levando uma novidade: a construção de bonecos gigantes.

Estes bonecos, que antes eram produzidos [pela professora e artista Ironilde] apenas para eventos especiais como o carnaval, festa junina e a famosa Festa da Farinha, ganharam agora as oficinas da E. E. Roberto Scaff, que este ano já mostrou no desfile escolar do aniversário do município, dia 8 de maio, uma prova da artesania: um boneco de quatro metros de altura, homenagem caricata ao cantor pernambucano Alceu Valença, que se apresentou na cidade por ocasião da memorável “5ª Festa da Farinha de Anastácio”.

Numa interação ditosa e fecunda, a arquitetura dos bonecos é trabalhada habilmente pela professora com a efetiva participação dos alunos, utilizando materiais simples, como jornais velhos e cola de polvilho de mandioca (para produzir papel machê), armação metálica leve, papelão, tecido, tinta, pincéis, acessórios e pequenas ferramentas.

Para o diretor da escola, José da Silva Batista, a confecção de bonecos é mais uma importante atividade cultural dentre outras propostas alternativas para a diversificação dos currículos. A novidade vem agradando os alunos, que passam o dia inteiro na escola, desenvolvendo ações integradoras, como exige a política pedagógica, a partir dos eixos trabalho, tecnologia, ciência e cultura.

Além de melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente, com descontraídas aulas teóricas e práticas, a talentosa arte de Ironilde Gomes da Silva Frazão [no nosso Estado de Mato Grosso do Sul] também rememora os tradicionais bonecos gigantes de Olinda (PE), que lá surgiram em 1932 e contribuíram muito para que o carnaval olindense ficasse conhecido internacionalmente, e que são referência histórica da cultura nordestina (que, aliás, tem forte influência em Anastácio devido à origem de grande parte de sua população).

Apaixonada pelo que faz, possuidora de autêntico dom inato, sempre diligente, determinada e discreta [e deveras harmonizada com aquele pensamento de Oscar Wilde, que diz: “Revelar a arte e ocultar o artista, eis a finalidade da Arte”], Ironilde é digna dos aplausos de todos nós.

Certamente, o reconhecido mister da professora e artista Ironilde Frazão ganhará importantes apoios e justo destaque não somente no município de Anastácio, onde ela reside, mas em todo o Estado. A ela, nossos sinceros parabéns!



Rubenio Marcelo

Vettel é pole no GP da Inglaterra; Massa sai em 7º (PASTORA SIMONE PAIM 1236)



Fernanda Mathias

Vettel fez o melhor tempo e larga na pole.
O GP da Inglaterra, em Silverstone, terá como pole o piloto da Red Bull Racing, Sebastian Vettel, que fez o melhor tempo durante o treino classificatório neste sábado.
O alemão cravou 1min29s615, desbancando a equipe britânica, que era a favorita após liderar os treinos livres. O segundo melhor tempo foi de Mark Webber, companheiro de equipe de Vettel, que vem seguido de Fernando Alonso, da Ferrari, e Lewis Hamilton, líder do Mundial, com 127 pontos pela McLaren.
O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, larga na sétima colocação após fazer o tempo 1min31s172. Rubens Barrichello, da Williams, marcou 1min31s175 e larga em oitavo.
A corrida será amanhã, a partir de 8 horas no horário local. (Com informações do Terra Esporte)